Os Aquedutos de Ocongalla, um sistema hidráulico Nasca com 1.500 anos. Patrimônio restaurado e técnicas engenhosas de irrigação — o guia completo.
O nome “Ocongalla” é uma palavra quéchua que significa «lugar onde a água brota da terra». São aquedutos de vala aberta ou canais por onde flui água subterrânea proveniente do derretimento das neves dos Andes.
Construídos por volta do ano 500 d.C. pela civilização Nasca, esses aquedutos permitem observar a água emergindo das profundezas da terra. O local é cercado por plantas medicinais como o salgueiro e a mamona.
Para sua construção, os Nasca utilizaram pedras de rio (canto rodado), extraídas do Rio Nazca, para irrigar os campos cultivados ao redor.
Ocongalla oferece um ambiente encantador, onde é possível entrar na vala superior e observar a água descendo em direção à pequena lagoa.
Embora semelhantes aos de Cantalloc como parte do sistema hidráulico criado pelos Nasca, Ocongalla se destaca por seu design específico.
O local está situado ao sul da província de Nazca, após o aeródromo, no desvio que leva ao sítio arqueológico de Cahuachi. Acessível a pé ou de veículo.
Descubra uma paisagem única e um impressionante testemunho da engenhosidade hidráulica da civilização Nasca. Este sítio arqueológico, que tornou possível a vida e a agricultura no deserto, oferece um ambiente natural e histórico excepcional.
Ocongalla é muito mais do que um sítio arqueológico: é uma lição de engenharia sustentável, um oásis de tranquilidade e uma janela para a incrível adaptação das civilizações antigas aos desafios ambientais.
Antes de sua visita: Devido a alertas recentes sobre o estado de conservação do local (rachaduras, desmoronamentos parciais), recomenda-se consultar as autoridades locais ou agências de turismo em Nazca sobre as condições atuais de acesso aos aquedutos de Ocongalla.
Verifique também as condições climáticas recentes, pois as chuvas podem afetar as estradas de acesso e a estabilidade das estruturas.